fundo fundo fundo fundo
30 de novembro de 2012

A importância do café da manhã -

Se você cansou de ouvir : “Tenha um café da manhã de um rei, o almoço de um príncipe e o jantar de um mendigo”, mas não consegue colocar essa teoria em prática, está perdendo tempo e provavelmente uma preciosa refeição.

A pressa do dia a dia ou com a necessidade de dormir mais 15 minutinhos, faz com que muitas pessoas negligenciem a refeição mais importante do dia: o desjejum.  O desjejum irá justamente fornecer energia e nutrientes necessários para a primeira parte do seu dia e é ele que vai sinalizar ao seu corpo que o dia começou e que ele pode começar a queimar, pois está entrando calorias.

Já ouvi algumas pessoas dizerem que “pulam” o desjejum com o intuito de emagrecer mais rápido, e algumas, achando que vão acelerar ainda mais o processo, vão fazer exercício em jejum.

Para acelerar o nosso metabolismo, melhorar a disposição e até mesmo a memória, precisamos fazer um café da manhã leve e nutritivo. A composição desta refeição vai depender das necessidades nutricionais e energéticas diárias de cada indivíduo.

Um exemplo de um cardápio leve e nutritivo seria:

-       Um carboidrato integral (Pão integral ou cereal integral) +

-       Um laticínio magro (]leite desnatado ou queijo branco ou cottage) +

-       Uma fruta (Mamão ou banana)

Para aqueles que treinam pela manhã e não conseguem comer bem antes do treino, uma dica: coma ao menos 1 fruta com cereal antes do treino e na volta faça uma refeição mais completa.

Para aqueles que saem atrasados, coma ao menos um iogurte ou uma fruta pelo caminho, e assim que chegar ao seu destino, complemente a refeição sem pressa e com tranquilidade.