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30 de novembro de 2012

ALIMENTAÇÃO AUXILIA NA MANUTENÇÃO DO BRONZEADO PERFEITO -

Para conquistar e manter uma pele bonita e bronzeada no verão, além dos cuidados fundamentais referentes ao protetor solar a ao horário de exposição ao sol, devemos redobrar a atenção com a alimentação.


Betacaroteno:

A cenoura, a abóbora, o mamão, a manga e outras frutas, legumes e verduras são ricos em betacaroteno, um pigmento amarelo, precursor da vitamina A. Essa substância, quando ingerida, deposita-se sobre a pele e as mucosas, conferindo-lhes sua cor, amarelada. Isso não significa que a pessoa que ingere betacaroteno está bronzeada, o bronzeamento ocorre quando há estímulo de melanina (proteção natural da pele quando exposta ao sol). Porém o betacaroteno estimula essa proteção e auxilia a manter o bronzeado, desta forma recomendamos que esse alimentos comecem a fazer parte do cardápio no mínimo 15 dias antes do início da exposição ao sol e estejam presentes durante todo o verão. Mas cuidado, o excesso do consumo pode deixar as mãos e pés com cor amarelada indicando o exagero.


Vitamina C:

A vitamina C também contribui para a diminuição da ação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento da pele, e pode ser adquirida através do consumo de frutas ácidas como caju, acerola, laranja, limão, kiwi, goiaba, entre outras.


Vitamina E:

Antioxidante responsável pela integridade das membranas celulares, deve ter seu consumo aumentado sempre que aumentamos a ingestão de vitamina C. Uma boa recomendação é ingerir 2 a 3 castanhas do Pará por dia.


Fibras:

Se o intestino não funcionar bem, a pele sofre. Você faz de tudo para garantir um bronzeado perfeito, mas a pele está grossa? Pode ser falta de fibras (presentes nos cereais integrais, frutas, legumes e verduras) e de água para deixar o intestino um “relógio”.


Água:

A regra básica para não perder o bronzeado é evitar o ressecamento. Quando a pele resseca, descama e perde a cor. No verão transpiramos mais e precisamos de mais água ainda. Mas atenção: é água, água de coco e sucos pouco calóricos (como de acerola e limão), o consumo de refrigerantes e bebidas ricas em cafeína só nos desidratam mais.


Então, lembre-se que a pele reflete a saúde do nosso organismo, e para que esteja bonita, nosso corpo deve estar saudável.