fundo fundo fundo fundo
30 de novembro de 2012

Alimentação e TPM -

Alterações no humor, retenção de líquidos, dores de cabeça, cólicas, acne, desespero por doces… esses são apenas alguns dos sintomas físicos e emocionais que nos acompanham todo mês nos dias que antecedem a menstruação. As causas da Tensão Pré Menstrual ainda não estão bem esclarecidas, mas sabe-se que existe forte relação com excesso de hormônios, deficiência de vitamina B6, e claro, fatores genéticos.


A alimentação não vai eliminar os sintomas, mas pode reduzir bastante seus sintomas. As recomendações são as seguintes:


- Diminua o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio (embutidos, enlatados, carnes salgadas), pois estes aumentam a retenção de líquidos. Aumente os alimentos diuréticos (salsa, pepino, abacaxi, chá branco);


- Diminua os alimentos ricos em cafeína (café, chá preto e chá verde, chocolate,refrigerantes) pois eles aumentam os sintomas de irritabilidade;


- Evite consumir bebidas alcoólicas;


- Aumente o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico (massas, feijão, lentilha, pêra, maçã, ameixa, damasco) e diminua os de alto índice glicêmico (pão, arroz, biscoitos e doces). Não fique mais de 3 horas sem se alimentar – essas medidas manterão sua glicose sanguínea mais estável e ajudarão a diminuir a voracidade por açúcar;


- Alimentos como: leite, semente de gergelim, iogurte, atum e couve contêm cálcio e ômega 3, que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e a sensibilidade das mamas;

- Figo, milho, noz, mamão, amêndoas, maçã e verduras contêm magnésio, que ajuda a diminuir a ansiedade;

- Gérmen de trigo, amendoim, aveia, noz, batata e banana contêm vitamina B6, que atua na produção de substâncias cerebrais ligadas à saciedade e ao bem-estar;

- Aumente a quantidade e variedade de verduras e frutas ingeridas;


- Faça atividade física regular; a prática de exercícios ajuda a reduzir cólicas menstruais, ansiedade e irritação;