fundo fundo fundo fundo
30 de novembro de 2012

Jornal Todo Sport – Junho 2012 -

Beber água em jejum, emagrece?

O simples fato de beber água em jejum, não promove perda de peso, porém ajuda na hidratação  do organismo e no funcionamento intestinal, contribuindo no seu equilíbrio. Para haver emagrecimento é necessário, entre outras coisas, que ocorra um balanço energético negativo, ou seja, deve-se ingerir menos calorias do que se gasta.


Consumir margarina é uma opção melhor que consumir manteiga?

A margarina possui gordura trans, portanto não é mais saudável que a manteiga. No entanto, hoje temos as margarinas com menos calorias e sem gorduras trans, tornando-as uma escolha mais saudável que


Banana reduz as cãibras?

Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, entre eles teríamos o desequilíbrio de cálcio, de potássio, hidratação inadequada, entre outros. A banana é rica em potássio, o que pode contribuir na redução das cãibras, se este for o motivo das mesmas.


Melancia é de difícil digestão?

A melancia além de saborosa é uma fruta muito nutritiva, pois apresenta alto teor de vitamina A e C, potássio e outros minerais. A idéia de que a melancia é uma fruta de difícil digestão, vem de sua composição: as fibras insolúveis presentes na polpa têm a propriedade de aumentar o peristaltismo (movimentos intestinais). Isso não é um problema, pois pode inclusive melhorar a constipação intestinal. Porém, em função disso, não se deve consumi-la antes de atividades físicas. Deve-se lembrar ainda que a mesma apresenta muita água e alto índice glicêmico, tornando adequado seu consumo após a pratica de atividades físicas.

 

 

Refrigerante provoca celulite?

A celulite é causada por vários fatores (genético, hormonal, ambiental, entre outros).  Entre os ambientais, temos como principal, a alimentação desequilibrada e rica em açúcares, gorduras e sal. Como o refrigerante é rico em açúcares (e pobre em nutrientes), o excesso dele na alimentação contribui para o aumento da celulite. E o refrigerante zero também poder ser considerado um vilão, pois tem alto teor de sódio.


Comer a noite engorda?

Nosso metabolismo é mais lento a noite que durante o dia. O corpo é preparado para repousar a noite e necessita de menos energia neste período. Desta forma, mesmo fazendo uma ingestão energética igual ou menor que o gasto, é importante controlar a distribuição destas calorias durante o dia, consumindo menos a noite, quando o metabolismo é menos requisitado. Devemos lembrar que as pessoas que fazem atividade física a noite podem alterar este quadro.