fundo fundo fundo fundo
30 de novembro de 2012

Virada com ano de dieta -

O ano passou muito rápido. Mal você começou os exercícios (se começou) e já chegaram as festas. Nem deu nem tempo de ficar em forma para colocar aquele vestido que você sonhava para o réveillon. Não vamos nos desesperar, o final de ano nos traz reflexões e necessidade de planejamento, então tire da gaveta seu projetos de emagrecer e vamos estabelecer metas possíveis para 2013.


  • Força de vontade — você não vai muito longe sem ela. Mantenha-se focado em seu objetivo.

  • Olho na programação — mantenha-se dentro de seu programa de emagrecimento. Evite concessões em demasia.

  • Perseverança — não desista. Os caminhos para emagrecer rapidamente são duros e as tentações são grandes, mas somente com perseverança você superará estes obstáculos.

  • Conheça seus limites — emagrecer rapidamente é emagrecer no seu ritmo, e ele pode não ser igual ao que você deseja. Seja compreensivo com seu corpo.

  • Não hesite em procurar ajuda profissional, nutricionista não é indicada só para doentes e obesos, mas para todos aqueles que desejam ser mais saudáveis.

E se em seus planos passa a idéia de ter um novo ano mais saudável, não espere para começar, adote condutas novas já nas festas e ceias. Além de todas as calorias consumidas na ceia, em geral as pessoas repetem a dose no almoço do dia seguinte e ainda continuam comendo demais durante toda a semana, para “emendar” com a comilança do Reveillon. Quem está controlando o peso deve evitar os alimentos mais calóricos durante a ceia, não deve repetir a ceia no dia seguinte e precisa alimentar-se com moderação nos dias que antecedem a festa de fim de ano.

EVITE

DÊ PREFERÊNCIA


 • Rabanadas, doces e tortas.
• Vinhos brancos suaves (adocicados).
• Cerveja.
• Carnes gordurosas (pernil,presunto,etc…).

 • Frutas frescas ou secas.
• Vinhos tintos ou brancos secos.
• Água ou refrigerante dietético.
• Carnes magras (peru, etc…).
• Caminhada desintoxicante e chá verde ou branco ou vermelho e muita água no dia seguinte.


Para se ter uma idéia da diferença calórica entre os pratos, uma fatia de carne de pernil assada (100g) contém, em média, 374 kcal, sendo que 30% do total das calorias são provenientes das gorduras. A mesma quantidade de carne de peru assada contém 176 Kcal, com apenas 3,9% proveniente das gorduras.

As bebidas alcoólicas também representam um acréscimo importante de calorias na alimentação, assim como os refrigerantes. Substitua os refrigerantes por sucos de frutas ou utilize os refrigerantes do tipo light e zero, e não abuse das bebidas alcoólicas. Para se ter uma idéia, um cálice de vinho seco (100ml) contém, em média, 85 Kcal, enquanto a mesma quantidade de bebida destilada, de alta concentração alcoólica (como whisky) contém, em média, 220 kcal.

Assim sendo, tenha cuidado na escolha dos alimentos que vão compor a sua ceia de Natal ou de Ano Novo. E aproveite as festas de fim de ano sem perder a forma. Mas se, contudo você perder a linha e não controlar a boca neste período, na 1ª semana de janeiro procure uma academia e uma nutricionista correndo, que ainda dará tempo de entrar em forma para o carnaval.