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whey
24 de janeiro de 2013

Whey Protein -

As proteínas são os macronutrientes compostas de aminoácidos responsáveis pela ação de construção e reparação dos tecidos do nosso corpo (músculos, cabelo, células de defesa, etc). E está presente na carne animal (boi, aves, peixes e frutos do mar, caça, etc), ovos, leite (e derivados) além de grãos, frutas oleaginosas e sementes (soja, feijão, castanhas, nozes, chia, etc.).

Os suplementos nutricionais proteicos são extraídos de alimentos. O suplemento proteico mais utilizado no mundo é o Whey Protein, que nada mais é do que a proteína extraída do soro do leite. Sabe quando você compra um queijo minas fresco que tem soro? É de um líquido como este que é extraído o Whey Protein. A esta matéria prima são adicionadas algumas vitaminas, sabor, aroma, entre outros nutrientes. E muitas vezes o preço do produto é diferenciado de uma marca para outra em função da quantidade de matéria prima necessária, da adição ou não de outros nutrientes, do grau de pureza e do processo de extração envolvido.

Os tamanho e as imagens nos potes de Whey Protein, atrai o público que deseja aumentar a massa muscular e afasta aquele público e teme estar diante de um anabolizante hormonal. O Whey Protein não é um anabolizante hormonal, não faz “milagres” e pode ajudar na recuperação muscular quando consumido no momento de descanso do treino (seja após o treino e/ou na hora de dormir), ajudando consequentemente na construção/ reparação da massa muscular.

Muitas mães ficam preocupadas com o consumo deste tipo de produto por seus filhos adolescentes e seus possíveis riscos à saúde. Na verdade, o uso de Whey Protein associado a uma dieta equilibrada e ao treinamento, não apresenta riscos para pessoas saudáveis. Porém seu consumo paralelo a uma alimentação com muita proteína e pobre em líquidos, pode sobrecarregar rins e fígado, além de promover o ganho de gordura.

Se você que ganhar massa muscular sem sofrer consequências desagradáveis, procure um nutricionista, faça uma alimentação equilibrada e tome os suplementos da forma e na quantidade correta.

Carla Pires Bogéa
Nutricionista da Protreina Consultoria Nutricional
www.protreina.com.br
carla@protreina.com.br

Fonte: Be.Hav.Ing